Títulos Imobiliários: tudo o que você precisa saber antes de investir

O bom investidor sabe que deve variar os seus investimentos. Por isso, conhecer novas modalidades de aplicações é sempre interessante! É aí que entram os títulos imobiliários, uma excelente opção para fazer o seu patrimônio crescer.

Esses títulos são excelentes opções para pessoas que querem investir no setor imobiliário, mas não desejam comprar imóveis.

Você têm dúvidas sobre essa modalidade de investimentos? Não se preocupe! Reunimos os principais questionamentos sobre os títulos imobiliários e os respondemos, a seguir. Confira!

O que são os títulos imobiliários?

Para começar, é importante que você entenda, de fato, o que são os títulos imobiliários. 

Trata-se de uma aplicação de renda fixa, cujos títulos são emitidos por bancos ou securitizadoras e permitem que os investidores adquiram fluxos de recebimento de crédito de empreendimentos imobiliários.

Há ainda a possibilidade de contribuir com o financiamento de projetos de empresas que atuam no setor imobiliário.

Quais são os tipos de títulos imobiliários?

Existem diferentes tipos de títulos imobiliários que podem ser comprados pelos investidores. Na sequência, apresentaremos alguns dos principais. Confira!

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Ao comprar LCI, o investidor basicamente empresta dinheiro para os bancos, em troca de uma taxa de juros.

Os bancos utilizam esse dinheiro para repassar às empresas do setor imobiliário, que atuam na construção e incorporação de imóveis.

Sobre a rentabilidade, existem três opções:

  • prefixadas: as taxas de juros são previamente definidas;
  • pós-fixadas: os rendimentos são atrelados ao CDI; e
  • híbridas: o retorno utiliza um indicador, como o IPCA.

A principal vantagem da LCI é que esse é um investimento isento de cobrança de Imposto de Renda (IR), o que torna os seus lucros ainda maiores.

Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI)

Os CRIs podem ser definidos como títulos com renda fixa lastreados em créditos imobiliários. Exemplo disso são as parcelas de um financiamento.

Em resumo, ao investir em CRI, o usuário estará adquirindo um fluxo de pagamento futuro, tendo em vista que repassa o seu dinheiro para as construtoras.

Assim sendo, as construtoras conseguem antecipar os valores que receberiam dos compradores dos imóveis. 

Depois, o investidor começará a receber os lucros dos juros das parcelas dos financiamentos pagas pelos compradores.

Da mesma forma que acontece com as LCIs, os CRIs também são isentos de IR. Além disso, oferecem um retorno maior que outros investimentos de renda fixa.

Letra Imobiliária Garantida (LIG)

A LIG é um título de renda fixa inspirado nos covered bonds. Essa é uma forma de aplicação que chegou recentemente em nosso país, mas já faz sucesso entre os investidores.

A dupla garantia é a principal vantagem da LIG. Isso porque, além da segurança da instituição financeira que emitiu os títulos, ela também é coberta por uma carteira de financiamentos imobiliários.

Dessa forma, se a instituição que emitiu as LIGs quebrar ou dar calote, o investidor terá a certeza de que não perderá nada do seu valor investido.

Letras Hipotecárias (LH)

As LHs são títulos garantidos por créditos de hipotecas. Apesar de não ser tão conhecido e utilizado, esse  tipo de investimento pode ser bastante lucrativo.

Porém, ao investir em LHs, os usuários devem ter a ciência de que elas têm vencimento de longo prazo. Ou seja, esse não é um investimento para quem deseja resgatar o dinheiro em curto ou médio prazo.

Quais são as diferenças entre títulos e fundos imobiliários?

Títulos e fundos imobiliários, embora tenham nomes parecidos, possuem significados diferentes.

Por isso, é importante conhecer cada um dos conceitos, para que não tire conclusões precipitadas e deixe de fazer um bom investimento.

Os títulos imobiliários, conforme explicamos, são aplicações de renda fixa e podem ser encontrados em diferentes modalidades, como LCI, CRI, LIG e LH.

Os fundos imobiliários, por sua vez, funcionam como uma reunião de investidores que colocam dinheiro em imóveis ou títulos do setor imobiliário. Eles são uma opção para quem busca um investimento de renda variável.

Além disso, os fundos de crédito, apesar de serem isentos de IR nos dividendos, exigem uma tributação de 20% na negociação de cotas.

Não podemos dizer que um investimento é melhor ou pior do que outro. No entanto, se você é um investidor mais conservador e que não gosta de correr riscos, os títulos imobiliários são mais recomendados.

Agora, para investidores que não têm medo de arriscar na renda variável, os fundos imobiliários são uma alternativa das mais interessantes.

Como investir em títulos imobiliários?

Para investir em títulos imobiliários, o recomendado é que você procure por um banco ou instituição financeira de sua confiança.

Converse com especialistas, aprofunde os conhecimentos em cada tipo de título e veja qual deles é o mais indicado para o seu perfil de investidor.

Além dos títulos imobiliários, uma boa forma de investir o seu dinheiro é diretamente em imóveis. Em nosso blog, temos um artigo que fala sobre esse tipo de investimento. Confira agora mesmo!