investimento_direto _em_imoveis

O investimento direto em imóveis é uma excelente opção para quem procura aplicar o dinheiro em um negócio estável, tradicional e rentável..

São inúmeras as razões que fazem com que esse tipo de investimento seja altamente lucrativo e é por esse motivo que ele é tão procurado. Porém, também é comum que os investidores tenham muitas dúvidas sobre esta modalidade de investimento em imóveis..

Por conta disso, desenvolvemos este artigo, que apresentará algumas respostas importantes para os principais questionamentos sobre o investimento direto em imóveis. Prossiga com a leitura e confira!

 O que é o investimento direto em imóveis?

 

 1. O que é o investimento direto em imóveis?

O investimento direto em imóveis pode ser definido como a compra de casas ou apartamentos com o objetivo de ter lucro.

Não se trata, portanto, da compra de uma casa para a sua própria moradia, mas sim para ter lucros financeiros.

Geralmente, o investidor adquire imóveis para alugar ou revender e, desse modo, conquistar bons lucros.

Quais são as vantagens de investir em imóveis?

2. Quais são as vantagens de investir em imóveis?

O investimento direto em imóveis é uma das opções mais vantajosas para quem deseja multiplicar o seu dinheiro. Veja, a seguir, quais são os principais benefícios desta prática!

Segurança financeira

Investir em imóveis é seguro mesmo diante da volatilidade do mercado financeiro e das possíveis mudanças da política econômica no país..

Afinal, todas as pessoas precisam de um lugar para morar ou para empreender e tocar um negócio. Logo, as demandas por aluguéis nunca deixarão de existir. O déficit de imóveis no Brasil é enorme!

O investimento direto em imóveis também é imune às quebras de bancos, congelamento por determinações do Governo, entre outros riscos.

Renda passiva

Ao investir em imóveis, o proprietário pode gerar renda passiva. Ou seja, basta que ele alugue o espaço que comprou e terá todos os meses uma quantia de dinheiro sendo depositada em sua conta.

Se optar pelo aluguel por intermédio de imobiliárias, poderá ainda contratar seguros que garantem o pagamento, mesmo se houver atraso ou inadimplência por parte do inquilino.

Além disso, na maioria dos contratos, o inquilino fica responsável por pagar as taxas de condomínio,  IPTU e as contas de consumo do imóvel, como água, energia e gás, entre outras.

Diversificação dos investimentos

Quem já faz outros tipos de investimentos e quer diversificar as formas como aplica o dinheiro, pode apostar no mercado imobiliário como forma de diversificação..

Lembre-se que um bom investidor não deixa “todos os ovos no mesmo cesto”. Ou seja, é preciso diversificar os locais onde o dinheiro é aplicado, e o investimento direto em imóveis é uma excelente opção para isso.

Valorização do bem

Quem investe no mercado imobiliário precisa escolher estrategicamente a aquisição dos bens, mirando na possibilidade de valorização do imóvel.

Por exemplo: ao comprar um apartamento em um condomínio, que fica próximo a uma área que está sendo urbanizada, por exemplo, as chances do imóvel valorizar com o tempo são altas.

Assim, uma excelente opção é comprar imóveis na planta, por um valor mais acessível e, depois de algum tempo, revendê-los por preços mais altos. 

Como obter lucro ao fazer o investimento direto em imóveis?

3. Como obter lucro ao fazer o investimento direto em imóveis?

Quando se faz um investimento direto em imóveis, é possível obter lucro de diferentes formas. A mais comum, conforme explicamos, é o aluguel.

Para imóveis situados em locais turísticos, como casas na praia ou no campo, explorar os aluguéis por temporada é uma alternativa. Dessa forma, você poderá cobrar valores mais altos, principalmente em épocas de férias, quando as pessoas costumam viajar para esses destinos.

Aplicativos como o Airbnb, que possibilitam anunciar imóveis para locação por temporada, são excelentes para que você possa ter uma renda extra com o seu imóvel.

Já para os imóveis que ficam em áreas urbanas das cidades, o mais indicado é o aluguel recorrente. Locais que demandam moradias estudantis, ao redor de centros universitários são um bom exemplo disso. Ou seja, alugar a sua casa ou apartamento para indivíduos que necessitam de um espaço para moradia é uma forma simples e segura de alcançar novos rendimentos.

Caso você não queira adquirir uma casa ou apartamento, mas sim um terreno, uma das formas de ganhar dinheiro com este tipo de transação é construir no local. Ou seja, você pode construir na área adquirida  e depois revender o imóvel por um valor maior.

Quem procura investimento para retorno em longo prazo, pode adquirir terrenos em cidades pequenas, com potencial de crescimento. 

Assim, conforme esses municípios forem crescendo, as áreas serão valorizadas e o lucro com imóveis deve ser maior, com a venda do bem a um preço bem acima do que pagou.

Como começar a investir em imóveis?

4. Como começar a investir em imóveis?

Existem diversas formas para começar a investir em imóveis. Se você já tem uma reserva financeira e deseja aplicar esse dinheiro de alguma forma, pode começar a pesquisar por oportunidades em construtoras e imobiliárias, por exemplo.

Agora, se você  ainda não tem o dinheiro necessário para investir, pode buscar por opções como financiamentos e consórcios imobiliários. Nesse caso, é preciso ter muito cuidado e estudar o plano minuciosamente.

Evite contratar empréstimos que cobrem juros muito altos, nos quais você terá que “se apertar” para pagar.. Trabalhe dentro de suas possibilidades e, se for o caso, poupe mais dinheiro antes de começar a investir.

Uma boa ideia pode ser a compra de imóveis na planta. Tratam-se de edificações que ainda estão em fase de construção e, por conta disso, oferecem condições de pagamento facilitadas.

Esperamos que as suas dúvidas sobre investimento direto em imóveis tenham sido esclarecidas e que você possa ter mais tranquilidade ao apostar nessa modalidade.

Acompanhe as nossas redes sociais para receber mais dicas de investimento interessantes. Estamos no Facebook e no Instagram.