Fazer um investimento imobiliário, sem dúvida, é uma excelente opção para o seu dinheiro render. Porém, para evitar prejuízos e dores de cabeça, alguns erros comuns devem ser evitados.

É normal que os investidores iniciantes não tenham ainda a expertise necessária para evitar “cair numa cilada”. Por isso, estudar e se informar sobre o assunto é muito importante antes de tomar qualquer decisão.

Estamos aqui para ajudá-lo nesse sentido. Por isso, elaboramos este artigo, que apresentará uma série de erros comuns e que você deve evitar no investimento imobiliário.

Pronto para saber quais são os erros que você jamais pode cometer ao fazer um investimento imobiliário? Então, confira!

6 erros que devem ser evitados no investimento imobiliário

Um dos erros mais comuns no investimento imobiliário é a falta de planejamento. Ao comprar um imóvel, por exemplo, você não pode considerar apenas o quanto ele está custando nos dias atuais.

Você deve pensar a longo prazo, pesquisar, conversar com moradores locais, compreender a realidade da região e tentar projetar um cenário para daqui alguns anos.

Um apartamento localizado em uma região mais afastada, nos dias atuais, pode parecer pouco lucrativo. 

No entanto, se existe uma projeção da construção de uma nova via ou urbanização daquele bairro nos próximos anos, comprá-lo agora pode ser uma excelente ideia para vender por um preço bem mais alto no futuro.

São questões como essas que devem ser avaliadas, para que você não saia “dando tiro no escuro” ao fazer o seu investimento imobiliário.

Cálculos errados

Antes de comprar um imóvel para investir, você precisa colocar no papel todos os gastos que terá durante o processo. Apenas assim será possível saber se o negócio valerá a pena ou não.

Se você for comprar o imóvel por intermédio de uma imobiliária, por exemplo, precisa saber exatamente qual é a comissão que ela levará em cima dos seus lucros com a venda ou aluguel.

Outros custos como a manutenção do imóvel, pagamento do condomínio, valores do IPTU, entre outros, devem ser considerados.

3. Comprar imóveis de acordo com o gosto pessoal

Ao comprar um imóvel para alugar ou vender, você precisa ter em mente que o seu gosto pessoal não deve entrar em jogo. Afinal, você não vai morar nessa casa ou apartamento.

Talvez, seja o seu sonho ter um apartamento com vista para uma paisagem bonita, por exemplo. Mas, será que as pessoas que estão buscando comprar ou alugar imóveis na sua região realmente estão preocupadas com isso?

Santa Maria/RS, por exemplo, é uma cidade universitária. Logo, recebe muitos estudantes de outras localidades e essas pessoas buscam um lugar para morar no período em que durar a sua graduação.

A maior parte dos estudantes vai embora da cidade quando terminam a faculdade. Além disso, viajam bastante para as casas dos pais em suas cidades natais, aos finais de semana, feriados e épocas de férias.

Logo, é comum que esses estudantes busquem empreendimentos bem localizados, para morar bem e com segurança, enquanto cursam a universidade. 

Portanto, se você pensa em alugar para esse público, investir em um imóvel que agrade o seu gosto pessoal não é o mais indicado, tendo em vista que é bem provável que não haverá demanda para alugá-lo, se esse for o seu objetivo.

4. Não variar os investimentos

Quando você começa a estudar e se aprofundar no mercado de investimentos, uma das primeiras coisas que aprende é que não pode “colocar todos os ovos no mesmo cesto”.

Ou seja, é preciso variar os investimentos! No mercado imobiliário, as opções são bem variadas e você pode apostar em mais de uma delas.

Além do investimento direto em imóveis, também há a possibilidade de investir em títulos imobiliários, por exemplo.

Subestimar os prazos

Os investimentos imobiliários são aplicações que dão retorno em médio e longo prazo. De tal maneira, é um erro subestimar os prazos e pensar que poderá contar com os lucros rapidamente.

Esse é um tipo de investimento que só pode ser feito por quem já tem uma reserva de emergência com maior liquidez, podendo pegar o dinheiro de volta caso qualquer eventualidade ocorra.

Subestimar os prazos poderá complicar a sua vida financeira. Por isso, preste muita atenção ao fazer um investimento imobiliário e veja se você pode aguardar o período necessário para começar a ter o retorno financeiro desejado.

É uma boa prática trabalhar com construtoras que sejam reconhecidas por cumprir os cronogramas de prazos em cada etapa da construção das edificações. Assim, você terá uma ideia real sobre quando poderá usufruir dos seus investimentos.

Não contar com uma equipe especializada

Por mais que você estude e tenha entendimento sobre investimento imobiliário, contar com uma equipe especializada faz toda a diferença.

Isso porque os profissionais da área entendem mais sobre o mercado, podem ajudá-lo a entender quais são as melhores oportunidades e também resolver questões burocráticas, como as que envolvem as tarefas jurídicas.

Por conta desse motivo, não contar com uma equipe especializada é mais um dos erros que não podem ser cometidos ao fazer investimento imobiliário.

Agora você já sabe o que não pode errar ao fazer investimento imobiliário! Por isso, não esqueça desses ensinamentos e jamais cometa qualquer uma dessas falhas.


Quer acompanhar mais dicas de investimento imobiliário? Então, você pode seguir os nossos perfis no Facebook e no Instagram. Sempre publicamos bons conteúdos por lá!