5 práticas do mercado imobiliário que você precisa conhecer para não perder dinheiro

Investir no mercado imobiliário é uma excelente alternativa para aumentar o seu patrimônio e diversificar as suas aplicações. Porém, é preciso ficar atento a alguns pontos para não perder dinheiro.

Antes de “mergulhar de cabeça” no mercado imobiliário, é interessante que você estude mais sobre esse meio. Dessa forma, evita erros e passos em falso, que poderão comprometer os seus lucros.

Conheça 5 práticas do mercado imobiliário e evite perder dinheiro

O nosso objetivo é ensiná-lo a investir no mercado imobiliário de forma inteligente e estratégica. Por isso, listamos algumas das principais práticas do setor, que devem ser de conhecimento dos investidores iniciantes. Confira, a seguir!

Formação da bolha do mercado imobiliário

É bem provável que você já tenha ouvido falar na bolha do mercado imobiliário, não é mesmo? 

Para entender o que esse fenômeno significa, você precisa ter em mente que os imóveis são ativos que tendem a se valorizar.

Nesse sentido, eles não são apenas considerados como espaços para moradia ou trabalho, mas também como investimentos.

Assim sendo, os preços dos imóveis, assim como qualquer produto, são regulados pela lei da oferta e procura. 

Ou seja, se muitos investidores resolverem comprar imóveis, os preços sobem. Porém, se a procura for baixa, os preços caem.

As “bolhas” se formam justamente quando há um aumento muito grande nos valores, por conta da grande procura por imóveis por investidores especuladores.

Isso faz com que ocorra um aumento repentino e irreal, ou seja, que não corresponde ao valor intrínseco dos imóveis de uma região.

Quando isso acontece, a bolha pode “estourar”, já que a irrealidade dos preços não se sustenta por muito tempo. Assim sendo, os valores despencam e quem investiu alto pode perder dinheiro.

Para evitar os efeitos da bolha, portanto, convém estudar muito todos os cenários antes de investir em imóveis.

Oferta de diferentes tipos de investimentos imobiliários

O mercado imobiliário oferece diferentes tipos de investimentos. Não podemos dizer que um é melhor ou pior do que o outro, mas sim que são voltados para diferentes perfis de investidores.

Quem tem um perfil mais conservador ou não pode perder dinheiro de forma alguma, é melhor investir em opções mais tradicionais, como investimento direto em imóveis.

Quem tem um perfil mais arrojado e busca rendimentos mais altos, porém, sem medo de correr riscos de perda, pode investir em opções como os Fundos de Investimento Imobiliário (FII).

Análise de taxas e tributação

Quem começa a investir no mercado imobiliário também precisa aprender sobre a análise de taxas e tributação.

Essa é uma recomendação feita pelos especialistas na área, que sugerem uma análise minuciosa das taxas cobradas pela corretora e a tributação que é cobrada pelo tipo de investimento imobiliário que você deseja fazer.

A maioria dos títulos imobiliários são investimentos isentos de cobrança do Imposto de Renda (IR), por exemplo. Em contrapartida, nos FIIs, pode haver tributação.

É importante colocar tudo isso na ponta do lápis e avaliar se o investimento que está planejando realmente vai trazer lucro. Assim, você evita perder dinheiro ou deixar o seu patrimônio estagnado.

Diversificação de carteira

A diversificação de carteira também é uma prática comum para quem investe no mercado imobiliário.

De acordo com esse conceito, não é recomendado aos investidores colocarem todo o seu dinheiro em apenas um modelo de aplicação imobiliária.

A ideia da diversificação de carteira é fazer com que você possa minimizar os seus riscos financeiros. Isso ocorre porque, mesmo se um ativo se desvalorizar, você terá outros que estão rendendo bons lucros.

 Análise da valorização dos bairros

Uma boa prática do mercado imobiliário, que evita que você perca dinheiro ao investir nessa área, é a análise da valorização dos bairros.

Pense sempre que a localização de um imóvel é uma característica que não pode nunca ser mudada. Logo, deve-se agir com estratégia para evitar perdas no seu patrimônio.

A análise da valorização dos bairros consiste em verificar quais são as tendências para a localização em curto ou médio prazo. 

Vamos supor que um bairro bem afastado do centro de uma grande cidade tenha sido escolhido por uma grande multinacional para construir a sua sede. 

Nesse caso, é bem provável que os imóveis da região se valorizem em curto e médio prazo, tendo em vista que os trabalhadores da empresa buscarão apartamentos para alugar ou comprar ali próximo.

Ao mesmo passo, empreendedores podem se motivar a abrir pequenos negócios na região, como supermercados, farmácias, padarias etc. Todos esses estabelecimentos precisam de um imóvel para operar. 

Ou seja, haverá uma valorização dos imóveis nesse bairro e, se você comprou por um preço baixo, poderá revender por um valor bem maior em pouco tempo e obter lucro.

Ao conhecer as práticas do mercado imobiliário, você evita fazer negócios pouco vantajosos e que podem resultar na diminuição do seu patrimônio. Por isso, sempre estudar sobre o assunto é importante, antes de tomar qualquer decisão.

Continue aprendendo sobre o tema! Leia agora o nosso artigo que fala sobre o investimento direto em imóveis.