giro imobiliário

Destaques do mercado e notícias importantes para quem precisa ficar de olho no que acontece em relação ao segmento imobiliário.

Confira a edição desta semana:

Mercado imobiliário estima grande aumento em vendas

Uma pesquisa divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) anunciou que a previsão de crescimento do mercado de imóveis para 2021 é de 30%. Os valores correspondem a um crescimento de 113% em comparação com o mesmo período de 2020.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Mercado imobiliário deve terminar 2021 com alta em vendas, prevê Associação

O mercado imobiliário continua apresentando bons resultados mesmo com a nova alta da Selic (taxa básica de juros) para 7,75% ao ano. 

Segundo Claudio Hermolin, presidente da Ademi-RJ (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário) e vice-presidente do Sinduscon-Rio (Sindicato da Indústria da Construção Civil), hoje há alguns bancos praticando taxas do crédito imobiliário em percentuais muito próximos ou semelhantes às praticadas quando a Selic era 2% ao ano. 

“Mesmo aquelas instituições financeiras que aumentaram em meio ponto a um ponto percentual as suas taxas, elas ainda estão abaixo das de 2018 e 2019. Ou seja, ainda temos juros muito atrativos comparados com os do passado.”

Leia a matéria na íntegra aqui.

Investidores apostam no mercado imobiliário em tempos instáveis

Em meio ao turbilhão de incertezas nas conjunturas econômica e fiscal no país, crescem os investimentos no mercado imobiliário, um porto seguro em tempos instáveis, mantendo o imóvel como essencial na carteira do investidor.



Não à toa o setor tem mostrado vigor. Segundo projeções da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o ano de 2021 encerrará com R$ 195 bilhões de crédito imobiliário concedido, mais um recorde histórico para a área.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Valor do aluguel comercial sobe pelo segundo mês consecutivo

O preço médio de venda de salas e conjuntos comerciais de até 200 m² apresentou ligeira alta em outubro (+0,05%), em paralelo à elevação de 0,30% registrada pelo preço médio de locação do segmento. 

Os dados são do Índice FipeZap Comercial, apurado a partir de levantamento realizado em dez cidades brasileiras. Em setembro, o aumento no preço do aluguel comercial foi de 0,24%.


Leia a matéria na íntegra aqui.