Entenda quando o financiamento imobiliário pode ser oportunidade de investimento

Adquirir um imóvel é uma das formas mais seguras de aumentar o patrimônio. E, dependendo do imóvel escolhido, esta decisão pode ser uma excelente forma de investimento, também.

Neste cenário, entre o estoque nacional de casas e apartamentos, os imóveis na planta ou em construção tornam-se especialmente atrativos por trazerem a perspectiva de valorização ao longo do tempo.

E na hora de pagar, tanto na compra de imóveis novos quanto de usados, o financiamento imobiliário é alternativa  para viabilizar o negócio.

Você sabe como o financiamento imobiliário funciona?

Existem duas principais formas de financiar a compra de um imóvel: o financiamento bancário e o financiamento direto com a construtora. 

Ambos funcionam segundo regras específicas para cada um, mas que, de forma geral, diferem em relação ao valor total financiado, percentual de entrada e critérios de aprovação de crédito.

Os recursos financeiros que sustentam as duas modalidades de financiamento (SFH e SFI), em sua maioria, vêm de depósitos em poupança das instituições financeiras integrantes do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo). Os bancos também podem direcionar recursos captados por LCI (letras de crédito imobiliário), LH (letras hipotecárias) ou LIG (letras imobiliárias garantidas) para o financiamento imobiliário.

Vamos entender um pouco melhor cada uma destas formas de aquisição da casa própria. 

financiamento imobiliário bancário


As principais linhas de financiamento imobiliário junto às instituições financeiras são:

  • SFI – Sistema de Financiamento Imobiliário;
  • SFH – Sistema Financeiro da Habitação.

SFH

O Sistema Financeiro da Habitação é regulamentado pelo Governo Federal. 

Para usar esta linha de crédito, obrigatoriamente, a unidade financiada deve  ser o primeiro imóvel do comprador e a propriedade precisa estar situada na localidade onde ele mora ou trabalha há, um ano, no mínimo.

Outras regras do SFH são:

  •  o limite do valor financiado poderá ser de até 90% na tabela SAC (sistema em que as parcelas diminuem de valor gradativamente) e de até 80% na tabela Price (sistema em que as parcelas são constantes);

  • não é permitido que o banco comprometa mais de 30% dos rendimentos do consumidor.

Nesta linha de crédito, é permitido o uso do  FGTS como parte de pagamento e, até pouco tempo atrás, a taxa de juros era limitada a 12% ao ano + TR. Atualmente as instituições financeiras têm liberdade para negociar a taxa de juros diretamente com o cliente do financiamento.


FI

Os recursos que viabilizam os financiamentos por meio do Sistema de Financiamento Imobiliário vêm de investidores, bancos e financeiras.

Este sistema permite que seja feito o financiamento de mais de um imóvel, por comprador, o que torna esta uma opção viável de financiamento para quem quer  expandir o próprio patrimônio ou para quem tem intenção de obter lucros com a locação ou compra e venda  de imóveis.

As principais diferenças entre o SFI e o SFH são:

  • A unidade financiada pode estar localizada em qualquer localidade do país;
  • Não é permitido o uso do FGTS como parte de pagamento;
  • O valor do imóvel pode ser 100%  financiado.

Nesta modalidade de financiamento, as taxas do financiamento imobiliário variam conforme o perfil de cada cliente, prazo do financiamento e o relacionamento com o banco.

financiamento direto com a construtora

O financiamento de imóvel direto com a construtora é uma modalidade bastante comum para imóveis na planta.

Esta forma de adquirir um imóvel financiado é especialmente vantajosa para quem quer agilidade na análise e aprovação do crédito imobiliário, tendo em vista que o processo de financiamento é mais rápido e menos burocrático do que nas linhas de crédito oferecidas  junto às instituições financeiras. 

Trabalhadores autônomos ou aqueles que nem sempre conseguem comprovar renda formalmente costumam recorrer a esta forma de financiamento. Quem quer financiar o imóvel como pessoa jurídica também pode recorrer a esta modalidade de crédito. 

Esta é uma forma de desburocratizar o processo e de dispensar a intermediação de  despachantes, correspondentes e assessores imobiliários. Este modelo de negociação é mais flexível do que o oferecido pelas instituições de crédito, permitindo eventuais ajustes necessários no valor da entrada e ou prazo das prestações, de acordo com cada caso.

Além da oportunidade de valorização do imóvel a longo prazo, comprar direto com a construtora, de forma financiada, é uma janela de oportunidade especialmente quando o prazo de entrega do imóvel é menor do que o prazo do financiamento. Ou seja, quando o imóvel é entregue durante o prazo de pagamento. Isso porque, o proprietário pode alugar o imóvel, destinando este valor para pagar o próprio financiamento da unidade.

Este é o caso dos empreendimentos Cristo Rei e Centenário e Cristo Rei, da Construtora Jobim, que estão sendo comercializados este mês com uma condição imperdível de financiamento direto com a construtora.

financiamento de imovel direto coma construtora jobim

Valores válidos para as unidades específicas 619 do Empreendimento Centenário e 207 do Empreendimento Cristo Rei .
Os valores e condições de pagamento podem variar de acordo com a unidade disponível.

Como a primeira entrega dos imóveis será feita durante o período financiado (out/2023), é possível colocá-los para locação e utilizar o rendimento obtido com aluguel para pagar o financiamento. Ou seja, é  uma forma de o imóvel já ir “se pagando”.

Conheça a média do valor do aluguel de imóveis de padrão similar na mesma localidade:

valores medios de venda e locacao em Santa Maria /RSValores médios de locação e venda de Imóveis em Santa Maria/ RS. Pesquisa realizada em Outubro/2021.

Agora que você já sabe quando o financiamento imobiliário pode ser uma boa oportunidade de investimento, que tal conhecer mais detalhes sobre os empreendimentos Cristo Rei e Centenário?

Entre em contato conosco e conheça outros detalhes da proposta de aquisição.