Bê-á-bá do financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário pode ser definido como uma linha de crédito de longo prazo, geralmente oferecida por bancos públicos ou privados, destinados para a aquisição de imóveis.

Qualquer pessoa maior de 18 anos, sem restrições financeiras e que comprove ter condições de arcar com as parcelas do financiamento, pode contratar esse tipo de linha de crédito.

Porém, é bem comum que, ao fazer isso pela primeira vez, as pessoas tenham dificuldade para entender uma série de termos do mercado imobiliário.

É esse o seu caso? Então, você acessou o conteúdo certo! Elaboramos um verdadeiro bê-á-bá do financiamento imobiliário, para que você fique por dentro dos principais termos desse mercado.

Glossário do financiamento imobiliário: 14 termos importantes

Veja, a seguir, a nossa lista com os principais termos do financiamento imobiliário que você precisa conhecer antes de contratar essa linha de crédito!

1. Alienação fiduciária

A alienação fiduciária significa “transferir algo com confiança”. Trata-se de um documento em que o devedor passa um bem ao credor, de modo  que ambos o definam como uma garantia de pagamento da dívida. 

No caso do financiamento imobiliário, ao praticar a alienação fiduciária, o próprio imóvel que será comprado é dado como garantia para quem emprestou o dinheiro.

Ou seja, se uma pessoa pega dinheiro emprestado com um banco para comprar um apartamento, mas não paga as parcelas do empréstimo em dia, a instituição toma posse do imóvel.

2. Amortização

A amortização pode ser definida como uma parte da prestação do financiamento imobiliário para abater o saldo devedor.

O processo de amortizar, portanto, nada mais é do que pagar as parcelas do seu financiamento, dentro do prazo previsto e acordado entre as partes.

3. Crédito imobiliário

As linhas de empréstimo oferecidas pelos bancos para comprar imóveis recebem o nome de crédito imobiliário.

Se você pretende comprar casas, apartamentos ou terrenos, portanto, pode fazer a contratação de um crédito imobiliário em uma instituição bancária.

5. Escritura

A escritura é um documento registrado em cartório e que comprova a transferência de posse de um imóvel de uma pessoa para outra.

O documento também mostra em quais condições os imóveis em questão foram adquiridos.

6. Fiador

A pessoa que se responsabiliza pelos compromissos de outra, caso essa não os cumpra, recebe o nome de fiador.

Em alguns casos, pode ser que uma instituição financeira peça que você indique um fiador para ceder um financiamento imobiliário, por exemplo.

Nessa situação, se o contratante da  linha de crédito não pagar as parcelas, a cobrança passa a ser feita para o fiador.

7. Financiamento direto com a construtora

O financiamento direto com a construtora ocorre quando a negociação para financiar um imóvel é feita diretamente entre o comprador e a empresa que construirá o imóvel, sem a intermediação de bancos ou instituições financeiras.

Assim sendo, o contrato de financiamento é formalizado mais rapidamente. As taxas de juros, a documentação comprobatória e as condições gerais acordadas são negociadas entre as partes, de forma que fique bom para ambos os envolvidos.

8. INCC

O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) é um indicador calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e que serve para mensurar a oscilação dos preços da mão de obra e dos materiais usados na construção civil.

O objetivo desse índice é estabelecer padrões para corrigir os valores das parcelas dos financiamentos imobiliários, quando os imóveis ainda estão sendo construídos.

9. IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), por sua vez, é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mensura a inflação no país.

No mercado de financiamento imobiliário, ele pode ser aplicado como um indexador das taxas de juros cobradas, fazendo com que elas sejam corrigidas mensalmente.

10. ITBI

Sempre que alguém compra um imóvel, precisa pagar o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Por isso, ao fazer um financiamento para comprar imóveis, também é importante que você pesquise sobre o valor do ITBI que deverá ser pago e considere esse valor.

11. Matrícula do imóvel

A matrícula do imóvel é um documento feito em cartório e que serve para registrar todas as características de uma propriedade.

A localização, metragem, planta, histórico de proprietários, entre outros dados devem ser registrados na matrícula do imóvel. Vale ressaltar que o número desse documento nunca muda, mesmo se a propriedade trocar de proprietário.

12. SFH

Sigla para Sistema Financeiro da Habitação, o SFH é um modelo de financiamento imobiliário determinado pela lei brasileira, desde 1964.

O SFH estipula que o prazo máximo para quitação do financiamento imobiliário seja de 420 meses, ou seja, 35 anos, e com juros máximos de 12% ao ano.

Inicialmente criado para facilitar o acesso da população de baixa renda à casa própria, hoje em dia, o SFH serve para praticamente qualquer tipo de financiamento imobiliário.

13. SFI

O Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), por sua vez, é um modelo de financiamento que deixa os bancos e seus clientes mais livres para negociarem as formas e condições dos pagamentos.

14. TR

A Taxa Referencial (TR) é um indicador determinado pelo Banco Central do Brasil, cujo objetivo é controlar a inflação no país.

No mercado imobiliário, ela costuma ser usada para indexar as taxas de juros dos financiamentos imobiliários.

 

Esses são os principais termos que você precisa conhecer antes de fazer um financiamento imobiliário e comprar o seu imóvel. O nosso desejo é de que esse bê-á-bá tenha sido útil!


Mais dicas e conteúdos interessantes podem ser acessados em nossas redes sociais. Acompanhe-nos no Facebook e no Instagram!